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O que esperar quando procura um seguro de vida

Sejamos francos: a maioria das pessoas não gosta de falar de seguros de vida, muito menos são aqueles que gostam da ideia de contratar um. Casos como da Rosa Grilo e outros mais ou menos mediáticos, colocam um espetro negativo neste tipo de proteção. Mas para os mais céticos, a pandemia foi um abrir de olhos. A procura por este tipo de seguro disparou nos últimos 2 anos, o que demonstra o quão desprotegidos os portugueses estavam.

Se é uma das pessoas que reconheceu o benefício de ter um seguro de vida neste período mas ainda não está totalmente convencido, saber com o que contar poderá ajudá-lo no final a decidir pela contratação.

Perceber o papel do agente

Um profissional de seguros poderá realizar uma análise abrangente das suas necessidades financeiras e orientá-lo para que possa responder a questões como “Quanto seguro necessito” ou “Que tipo de apólice é ideal para mim”.

O trabalho do agente é conhecê-lo e perceber quais as suas fragilidades, para que consiga ampará-lo e a resolver esses riscos. Não há 2 clientes iguais, cada um tem a sua especificidade.

Já ter um seguro de vida é melhor que não ter nenhum

O melhor tipo de seguro é aquele que está lá quando você precisa dele.

Se você já tem uma apólice de vida, então está no caminho certo. Muitas vezes sugiro deixar essa apólice e construir todo o plano de proteção à volta dela, de forma a se complementar com o que já tem. Muitas vezes, os clientes já têm o que necessitam e cabe a nós, agentes, dizer-lhes isso.

Procure a ajuda de um agente

A linguagem dos agentes é exclusiva do seu negócio, tal como a dos profissionais da saúde ou das instituições financeiras. Não é comum encontrar-se clientes que dominem os termos dos seguros.

O papel do agente é explicar ao cliente como funcionam as diferentes apólices e demonstrar como pode chegar à mesma proteção com recurso a várias soluções.

Dicas para escolher um agente:

  • Obtenha referências
  • Descubra a sua especialidade
  • Agende reunião de apresentação

Dispa-se de preconceitos

Um dos maiores mitos é que os seguros de vida são muito caros e que só as pessoas ricas têm poder de compra para um.

No entanto, o preço de um seguro de vida é influenciado por 2 fatores: idade e saúde. Se você tiver muito dinheiro e pouca saúde, não conseguirá comprar um seguro de vida. Quanto mais tarde (idade) comprar o seguro mais caro ele será.

Um jovem de 30 anos pode comprar uma apólice de seguro de vida com capital de 250.000€ por menos de 20€/mês.

Conheça as principais dúvidas

Pergunte a si mesmo, “se algo me acontecesse amanhã, qual seria o impacto financeiro sobre aqueles de quem me importo?”

Um agente ajudará você a quantificar esse impacto através de uma conversa confidencial sobre o seu rendimento e outros ativos (poupanças, ações, rendimentos extras, etc), juntamente com as suas dívidas, como uma hipoteca ou outros créditos (carro, cartões, etc). Perguntarão a você para quem se destina, conhecido como beneficiários. Também irão perguntar-lhe sobre o seu estado de saúde, hobbies e outras atividades que podem influenciar a subscrição da apólice.

Perguntas para fazer ao seu agente:

  • Quanto seguro de vida eu preciso?
  • O que a cobertura inclui?
  • E seu eu não puder pagar mais o prémio do seguro?
  • O prémio do seguro vai aumentar?
  • Posso converter a minha apólice ou atualizá-la no futuro?
  • Que seguradoras recomenda e porquê?

Ao tomar a decisão, longevidade e solidez financeira são importantes

Se você estiver a olhar para um conjunto de companhias com taxas semelhantes, considere a reputação, solidez financeira e longevidade em relação ao custo.

Você precisar confiar que a seguradora existe e existirá daqui por 40-50 anos, e que são financeiramente fortes para cumprir com a promessa que lhe fizeram quando contratou a apólice com eles.

Em Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) avalia as seguradoras pela sua capacidade de cumprir as suas obrigações financeiras, atuais e futuras, através do Programa Solvência II, enquanto entidades como a DECO ou o Portal da Queixa avaliam a satisfação dos clientes.

Comece agora a proteger os seus entes queridos. Quando estiver pronto, contacte-nos para o ajudar-mos a encontrar a melhor solução para si.

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