Comprar um seguro para a sua habitação pode ser uma dor de cabeça, tendo em conta a oferta diversa entre as seguradoras. Designações de coberturas diferentes, franquias aplicáveis e até coberturas facultativas diferentes, tornam a missão de escolher um seguro multiriscos habitação uma decisão algo complicada.
Estas dicas podem ajudá-lo a comprar um seguro habitação, encontrar uma apólice que se ajuste ao seu orçamento e ficar tranquilo à medida que se torne necessário accionar algumas das coberturas. Vamos começar.
Determine as suas necessidades de seguro habitação
Cada apólice de seguro habitação oferece cobertura básica que protege diferentes partes da casa, como a sua residência, pertences pessoais e quaisquer estruturas adicionais (anexos, garagens). Também pode cobrir os custos se você enfrentar uma ação judicial, se precisar de se mudar temporariamente ou se um convidado sofrer um acidente. Embora as coberturas sejam padrão, você decide o quanto precisa de cada uma.Basicamente, pretende-se que você identifique onde estão seus maiores riscos. Por exemplo, digamos que você tenha muitos equipamentos eletrónicos de última geração em sua casa. Isso pode significar que você precisa de ter em conta qual o capital a contratar em caso de acidente. Ou talvez você tenha um trampolim ou uma piscina que aumenta o risco de alguém se magoar na sua habitação. Nesse caso, você pode querer mais cobertura de responsabilidade civil.Ambos os exemplos se concentram em aumentar a cobertura para evitar um seguro insuficiente, mas lembre-se de que o inverso também é verdadeiro. Depois de saber onde estão seus riscos, você pode escolher a quantidade adequada de cobertura sem ter um seguro excessivo.
Peça aqui uma simulação para a sua habitação
Tenha a sua apólice anterior à mão
Se está a comprar um seguro habitação para substituir uma apólice existente, não compre sem ter essa apólice em mãos. Você não saberá se uma nova apólice é melhor ou pior do que a anterior, a menos que as compare. Certos detalhes podem ter um grande impacto sobre o custo e a cobertura de uma apólice, portanto, certifique-se de observar:
- Limites: verifique se ambos os prémios são baseados em limites de cobertura (capital) semelhantes; caso contrário, você pode pensar que está afazer um negócio incrível apenas para descobrir que, na verdade, tem menos cobertura.
- Franquias: aumentar a franquia, ou o valor devido em caso de sinistro, geralmente diminui o valor a pagar pelo seguro.
- Sublimites de objectos de valor: as seguradoras colocam sublimites em certos objetos de valor, de modo que só tenham que pagar uma certa quantia por eles em caso de sinistro. Esses sublimites podem variar entre as seguradoras, pelo que você precisa se está a comparar apólices com sublimites semelhantes.
Certifique-se de estar a comparar maçãs com maçãs, em vez de apenas assumir que uma apólice mais barata é o melhor negócio. Um olhar mais atento pode mostrar que a apólice mais barata tem menos cobertura, deixando você exposto a grandes custos.
Prepare as suas informações
Para obter um orçamento com a SegON, você precisa do endereço de sua casa e alguns detalhes sobre sua propriedade, como o ano de construção e os m2 de área bruta da casa.Enquanto está a recolher estas informações também pode revê-las. Anote quais as coberturas que você pode querer cobertura adicional. Por exemplo, veículos em garagem, equipamentos eletrónicos, acidentes pessoais ou assistência médica ao domicilio.
Saiba quanto valem os seus pertences
É possível você contratar uma apólice com o recheio, com um capital indicado por si.
A melhor forma de saber qual o capital necessário para o seguro de recheio é fazer um levantamento aproximado das suas coisas. Isso inclui electrodomésticos, móveis, roupas, louças, material eletrónico, ouro, pratas, jóias, entre outros. Embora não necessite de um inventário por rubrica, quanto mais detalhado for, mais perto poderá chegar de garantir a cobertura adequada para os seus pertences pessoais.
Qual o seu risco de inundações e incêndio
Muitas habitações encontram-se próximas do mar ou ribeiros, que em época de chuva intensa podem provocar inundações. As seguradoras aplicam um agravamento às habitações que se encontram a menos de 50m do mar ou cursos de água, tendo em conta o maior risco a que estão sujeitos.
Também o facto de existirem áreas de arvoredo próximos é de valor agravado devido ao risco de incêndio.
Pergunte por descontos
As seguradoras costumam recompensar os proprietários de casas por comportamentos que tornam suas casas mais atraentes para seguro. É comum encontrar descontos se a sua casa tiver:
- Dispositivos de segurança e proteção para casa inteligente
- Dispositivos de deteção e mitigação de fuga de água ou incêndio
Também pode obter descontos adicionais:
- Se optar pelo pagamento anual por débito em conta
- Se optar pelo paperless
- Se juntar o imóvel e recheio numa só apólice
- Não apresentou sinistros
Queremos ajudá-lo a economizar o máximo de dinheiro possível e podemos encontrar todos os descontos para os quais você se qualifica. Fale connosco através do WhatsApp para um orçamento rápido e gratuito.